terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lobisomem










Este boneco é imitação do Lobisomem da cidade de Joanópolis.
Breve Histórico dos Lobisomens:
O lobisomem, ou tecnicamente licantropo (palavra derivada do nome do rei mítico Licaão), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo, em noites que ele sente extrema raiva, só voltando à forma humana novamente quando se acalma.

Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, a Zeus e este como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.

Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.

O Lobisomem de Joanópolis:
O impressionante é que, em Joanópolis, as histórias de lobisomens sempre superaram em muito outros personagens. Tais histórias eram as prediletas contadas junto ao fogão-a-lenha em dias chuvosos, no balcão daquela "vendinha" de sitio e até mesmo nos velórios Sempre se falou e se fala muito desse personagem, que possui seus ritos, metamorfoses e maldições.

(fonte wikipedia e estância turística de joanopolis Acesso em 19.jan.2010)

Um comentário:

  1. Olá!! Vim agradecer a sua visita no meu blog e dizer que gostei muito dos seus trabalhos!!! Abraços.

    ResponderExcluir